Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas

Índice

  1. A gestão profissional nas maiores Empresas Familiares de São Bento do Sul
  2. A percepção sobre o meio ambiente urbano dos moradores do bairro Aventureiro de Joinville
  3. A promoção do desenvolvimento humano, intelectual e social por meio da extensão do conhecimento produzido nos trabalhos de conclusão de curso
  4. A relação entre qualificação profissional, empregabilidade e precarização do trabalho.
  5. Acesso à Justiça: uma experiência do curso de Direito em escolas públicas de São Bento do Sul (SC)
  6. As indústrias e os impactos ambientais na Baía da Babitonga
  7. Construindo estratégias para dinamizar o processo de aprendizagem e o encaminhamento para o mercdo de trabaljo
  8. Desenvolvendo compeências para garantir a empregabilidade
  9. DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE PESSOAS – COACHING E MENTORING
  10. ESTÍMULO À EXPRESSÃO EM REPENTINAS E ATELIÊS DE CRIAÇÃO.
  11. Estratégias de ensino aprendizagem e o desenvolvimento das competências interpessoais necessárias ao administrador
  12. IMPLANTAÇÃO DE INCUBADORA DE EMPRESAS PELO PROGRAMA ESTRUTURANTE DE EMPREENDEDORISMO DA UNIVILLE
  13. Melhoria na qualidade do atendimento no comércio de São Bento do Sul
  14. Mobilizando competências dos alunos vinculados aos programas de educação de Jovens e adultos do município de São Bento do Sul
  15. Nivelameto de matematica
  16. O perfil ambiental das empresas do setor metal-mecânico em Joinville
  17. O UNIVERSITÁRIO CONSTRUINDO O SEU PROJETO DE VIDA
  18. Políticas e Práticas de Responsabilidade Social Corporativa no município de São Bento do Sul e região.
  19. Sentença judicial ou poesia?
  20. Ténicas de gravura em embalagens

Resumos

A gestão profissional nas maiores Empresas Familiares de São Bento do Sul

  • Mário Nenevê, MSc, mneneve@uol.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Empresas familiares, Propriedade , Gestão

O estudar e pesquisar organizações, se insere, no contexto do que se busca no meio universitário, pois implica em conhecer adequadamente o meio em que atua, face ao referencial teórico existente. As organizações têm suas peculariedades na gestão, o que é objeto dos cursos, notadamente, inserido no curso de Administração de Empresas da Univille, Campus de São Bento do Sul. As empresas familiares têm suas particularidades, sobretudo na maneira de gerir, que merecem uma atenção especial do meio acadêmico. O envolvente quando se fala em empresa familiar é saber que está focando o complexo que abrange as relações entre família, propriedade e gestão. Assim, o título desta pesquisa já elucida o objetivo maior: buscar através da pesquisa de campo nas empresas, Condor S.A., Buddemeyer S.A., Tuper S.A., Móveis Rudnick S.A. e Artefama S.A., as cinco maiores, cujos proprietários são radicados em São Bento do Sul, a forma da condução do processo sucessório do negócio, no sentido de preservar a sua sustentabilidade, baseada numa gestão em que se favoreça a profissionalização ao invés de apenas o viés familiar. A pesquisa foi qualitativa exploratória inserindo as confrontações nas abordagens vivenciadas pelas empresas versus o que se extrai do material bibliográfico sobre o tema. Os resultados dentro dos objetivos foram alcançados, de vez que houve a participação efetiva de todos os entrevistados das empresas analisadas. O resultado da pesquisa resume-se: as pessoas vinculadas a cargos de gestão, ou no contexto de proprietários, nestas empresas, têm a consciência de que para a sustentabilidade das empresas, há necessidade de uma gestão mais profissional possível, com gestores nomeados por competência e não por critérios familiares; no entanto, à exceção de uma empresa, todas as outras têm nuances de favorecimento, seja a pessoas familiares ou pessoas com vínculo afetivo nos quadros dirigentes. Assim, pode-se se afirmar que os laços afetivos que se agregam na gestão de uma empresa familiar, muito embora, haja um claro objetivo de profissionalização é algo que não se consegue extirpar, e que, em certos casos, até se mostrou positivo. No que se relaciona ao efetivo engajamento no sentido de construir os passos para uma profissionalização efetiva da gestão, verificou-se que quatro das cinco empresas, atuam internamente, com normas claras, para a sucessão e para ocupação de cargos, com critérios de competência profissional.

A percepção sobre o meio ambiente urbano dos moradores do bairro Aventureiro de Joinville

  • Agada Hilda Steffen, MSc, ahsteffen@gmail.com
  • Cristiane Godoy da Silva, Graduando, cristiane.godoy@univille.net
  • Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.neis@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: cultura, meio ambiente, cidade

O presente artigo tem como objetivo discutir a percepção da população do bairro Aventureiro de Joinville sobre os impactos ambientais causados no meio ambiente. O complexo de condições que afetam a vida é denominado como meio ambiente e avaliar a percepção ambiental dos envolvidos é de extrema importância, uma vez que os moradores se comportam conforme sua percepção e sentimento. Cada indivíduo manifesta um olhar sob a realidade existente, de acordo com as suas vivências e são esses efeitos que os levam a atuar. Perceber o olhar dos residentes é compreender parte da realidade urbana. Para Duarte (2006) essas percepções urbanas são tanto apreensões que se tem de elementos concretos da cidade como projeções feitas sobre ela – e é na relação de reflexão e projeção de estímulos que se dá a percepção urbana, que direciona, por sua vez, as vivências urbanas e a idéia que se tem de uma região. A natureza da pesquisa de campo é quantitativa, do tipo levantamento. A população compreende o universo de 33.395 e, considerando a margem de 5 % e intervalo 95,5 de confiança, a amostra abrangeu 257 moradores, distribuídos aleatoriamente por todo o bairro estudado. O número de indústrias existentes nas adjacências foi o principal critério de escolha, do bairro Aventureiro de Joinville. A pesquisa efetivou-se por meio de formulários aplicados com os moradores. Na análise dos dados não se prendeu a criticar a posição dos residentes do referido bairro, mas contribuir com informações. Ao final, compreendeu-se que a conscientização é imprescindível para a população analisada, especialmente para as pessoas com baixa de escolaridade, as quais têm aprendizado somente pela vivência. A percepção da população se restringe à aquilo que está bem próximo, é interessante observar que a percepção dos moradores está fundamentada somente nas suas vivências cotidianas. Concluiu-se que as vivências sobre o ambiente urbano influenciam a maneira de perceber o próprio meio, demonstrando que a falta de informação gera um falso entendimento do que consiste meio ambiente, por consequência uma consciência limitda com relação aos problemas ambientais existentes.

A promoção do desenvolvimento humano, intelectual e social por meio da extensão do conhecimento produzido nos trabalhos de conclusão de curso

  • Simone Lesnhak Kruger, MSc, skruger@univille.br
  • Adriane Linzmeyer, Graduando, tccext@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: gênero TCCs, extensão, palestras e seminários

O projeto de extensão Trabalhos de Conclusão de Curso: instrumento de desenvolvimento do município de São Bento do Sul e região - promovendo a extensão do conhecimento originou-se da necessidade de fortalecer a extensão universitária articulado ao ensino e à pesquisa nos Departamentos de Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior e Direito, de oferecer oportunidades aos bolsistas Artigo 170 e da Prefeitura de SBS para cumprirem seus trabalhos voluntários, de oportunizar o conhecimento do gênero acadêmico TCC pelos acadêmicos e das pesquisas realizadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso pela comunidade, de promover o desenvolvimento da sociedade regional. O TCC é um gênero de texto que circula na esfera acadêmica, e que deve ser compreendido em sua dimensão social e verbal pelo estudante de graduação, já que é um instrumento de atuação acadêmica e aproximação com a esfera profissional. A divulgação do gênero, que é desconhecido tanto pela comunidade interna da Univille (aqui nos referimos aos estudantes dos primeiros anos de curso, que não vêem esses trabalhos como fontes potenciais de pesquisa), como pela comunidade externa (apesar de muitas empresas e entidades constituírem-se campos de estágio ou estudo dessas pesquisas) pode promover o desenvolvimento, entendido como desenvolvimento humano, desenvolvimento regional, desenvolvimento pessoal, desenvolvimento profissional, desenvolvimento de competências. Os TCCs apresentam formas, estratégias, modos de promover a melhoria da sociedade, da atuação dos indivíduos profissionais das áreas de Administração, Contabilidade, Comércio Exterior e Direito, apresentam meios de inovações, instrumentos de novos formatos, ponto de partida de novas idéias, os quais podem ser utilizados nos diversos segmentos sociais. Com base nisso, no ano de 2009, desenvolveu-se o projeto TCCs com o objetivo de levar ao conhecimento da sociedade interna e externa os trabalhos desenvolvidos nos cursos de graduação da Univille campus SBS e promover o desenvolvimento por meio da extensão do conhecimento. Estudantes bolsistas do Artigo 170 e egressos dos cursos de graduação realizaram palestras, seminários em instituições parceiras da Univille, colégios, bem como para turmas de graduação da própria Univille.

Apoio / Parcerias: ACISBS SENAC SBS

A relação entre qualificação profissional, empregabilidade e precarização do trabalho.

  • Sueli Maria Weiis Rank, MSc, suelirank@brturbo.com.br
  • Liandra Pereira, MSc, proensbs@univille.br
  • Lisandro José Fendrich, E, ljfendrich@gmail.com
  • Sueli Maria Weiss Rank, MSc, suelirank@brturbo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: integração profissional, competências laborais, inclusão social

Tem se ampliado muito nas últimas décadas o hiato que se estabeleceu entre as necessidades/demandas do mercado de trabalho e o perfil laboral/competência dos candidatos. Torna-se ainda mais alargado quando os candidatos são pessoas que por não terem acesso à escolaridade em idade adequada, buscam em idade adulta compensar a sua defasagem educacional, dada que a mesma, na grande maioria das vezes, está diretamente relacionada à sua integração profissional. A inserção no mercado de trabalho é cada vez mais, um desafio, pois diante da velocidade das mudanças é inevitável a exigência de novos saberes, os quais carecem ser trabalhados nos diferentes níveis educacionais. O conhecimento formal já não é mais suficiente para preparar o recém-formado a fim de inseri-lo com rapidez no mercado de trabalho pois o mundo corporativo exige um profissional cada vez mais completo e preparado. As considerações que seguem sobre versam sobre o processo de pesquisa em andamento desde o início de 2009, financiado pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE e se dispôs a realizar um estudo sobre a identificação e análise da relação entre qualificação profissional, empregabilidade e precarização do trabalho e seus desdobramentos sociais. Através de um processo investigatório junto a empresas de São Bento do Sul/SC e aos alunos matriculados nos Programas de Educação de Jovens e Adultos, foi possível mapear as principais atividades que constituem a cadeia produtiva das empresas investigadas e sua relação com a qualificação profissional e competências solicitadas aos trabalhadores para desenvolverem tais atividades. A partir da análise sustentada em pesquisa de cunho qualitativo, buscou-se compreender como o desenvolvimento tecnológico e as mudanças sociais impactam na estrutura educacional e laboral dos trabalhadores, que necessitam, em decorrência disto, se atualizarem profissionalmente cada vez mais. Ficaram apontadas as dificuldades dos alunos entrevistados no que tange aos conhecimentos de informática e comunicação e expressão, além das restrições que já enfrentam em detrimento de sua reduzida escolaridade. Em contrapartida, ficaram expressas no âmbito atitudinal as habilidades voltadas ao relacionamento interpessoal e coordenação de equipes, quesito que é bastante solicitado pelas empresas no processo de seleção e recrutamento de candidatos a vagas de trabalho. A pesquisa possibilitou identificar os principais pontos que precisam ser enfatizados e priorizados, oferecendo aos dirigentes responsáveis subsídios para emanar políticas e estratégias educacionais e de desenvolvimento social, permitindo a formação de profissionais mais aptos a atender e superar as demandas do mercado.

Acesso à Justiça: uma experiência do curso de Direito em escolas públicas de São Bento do Sul (SC)

  • Andréa M. B. Tamanine, Dr(a), atamanine@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: cidadania, acesso à justiça, literatura

O pouco conhecimento dos direitos fundamentais garantidos na Constituição Brasileira, somado às difíceis condições de acesso à justiça pela grande maioria da população, foi discussão que gerou, entre acadêmicos do Curso de Direito da UNIVILLE, campus São Bento do Sul, um projeto que visasse modificar a forma de linguagem do ensino jurídico para que este se tornasse acessível a qualquer indivíduo. Encontrou-se na extensão e na literatura formas de abordagem: a extensão universitária e a literatura se fortaleceram como elementos integradores e instigadores pela própria natureza, pois a primeira, sustentada pela premissa da socialização do conhecimento, e a segunda, com seu caráter universal e dinâmico. Surgiu, então, em 2004, nasceu o projeto “Direito e Literatura: a criação de um espaço para a construção da cidadania”, cuja proposta, em execução contínua desde 2005, com financiamento do FAEX - UNIVILLE, tem por objetivo oferecer aos alunos de 1.ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas, através do recurso da contação de histórias, uma oportunidade de refletir profundamente sobre sua cidadania, de forma simples e divertida. Os textos trabalhados são fábulas, selecionadas e discutidas sob a luz dos direitos estabelecidos no caput do artigo 5.º da Constituição Federal Brasileira. O material escolhido é adaptado para a utilização de recursos diversos para a contação, como, por exemplo, sombras e fantoches. As histórias são seguidas de atividades como “roda de conversa”, jogos e brincadeiras que visam oportunizar às crianças a livre expressão sobre o conteúdo explícito e implícito de cada história estabelecendo-se, assim, um espaço sistematizado e contínuo de reflexão sobre a cidadania. Os resultados, considerados positivos, são avaliados com base na observação do grupo de crianças durante as atividades propostas nas escolas e através da aplicação de entrevistas e questionários aos professores e orientadores educacionais envolvidos. Acredita-se que a continuidade do projeto é importante, já que, a cada ano de trabalho, a meta de proporcionar às crianças conhecimentos que favoreçam a sua participação efetiva na sociedade, influenciando sua família, seus amigos e a comunidade, desmistificando a idéia de que o conhecimento jurídico é propriedade exclusiva dos juristas, não se reduz, pelo contrário, cada vez se percebe maior a necessidade de ser explorada em melhor qualidade e quantidade.

Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de São Bento do Sul Fórum de Justiça de São Bento do Sul

As indústrias e os impactos ambientais na Baía da Babitonga

  • Agada Hilda Steffen, MSc, ahsteffen@gmail.com
  • Andreia Talita dos Santos, Graduando, andreia.thalita@gmail.com
  • Enori Carelli, Dr(a), carelli@netvision.com.br
  • Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.neis@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: meio ambiente, indústria, gestão ambiental

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção das indústrias, dos principais ramos industriais da região da baía da Babitonga, sobre seus impactos, riscos e passivos ambientais. Atualmente o tema meio ambiente tornou-se literalmente estratégico e urgente dentro das organizações empresariais. Pois, em meio à necessidade crescente da busca pelo desenvolvimento e expansão dos negócios, existe hoje a exigência de usar ferramentas de gestão não somente para questões produtivas, econômicas e de qualidade, mas também ambientais, de forma que passe a fazer parte de uma das questões essenciais dentro da empresa a preocupação constante com os impactos que sua atividade causa ao meio ambiente. A abordagem da pesquisa é quantitativa do tipo levantamento. A indústrias selecionadas fazem parte dos principais ramos de atividades encontrados na região baía da Babitonga, tais como ramos: borracha, mecânica, metalúrgica, têxtil, material de transporte e matérias plásticas. A listagem da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC foi a fonte de onde obteve-se o universo de 237 indústrias. Desse total, 18 optaram em não participar do estudo alegando ser decisão da diretoria, 92 empresas aceitaram participar da investigação, as demais não responderam ao convite. A técnica de coleta de dados foi um questionário, versando sobre a temática ambiental na industria, que foi encaminhado via e-mail. Os resultados desta pesquisa tornam possível avaliar as estratégias de atuação das empresas na gestão ambiental bem como lhes dá a oportunidade de aprimorar suas políticas, instrumentos e práticas ambientais. As empresas que foram pesquisadas demonstraram conhecer os impactos que sua atividade causa no meio em que estão inseridas, porém muitas delas não consideram que o impacto não é somente local, mas também regional. As empresas possuem iniciativas para diminuir seus passivos ambientais, reclamam e alegam que não há falta de agilização e são impedidos por questões burocráticas governamentais ou morosidade nos processos. As respostas apontam que a maior parte das indústrias possui controle de suas atividades poluidoras apenas para cumprir a legislação, e não pela conscientização de que hoje é necessário que as indústrias tomem iniciativas para que seus impactos ambientais sejam o menor possível e que não se perca ecossistemas como a exuberante baía da Babitonga.

Construindo estratégias para dinamizar o processo de aprendizagem e o encaminhamento para o mercdo de trabaljo

  • Jaidette Farias Klug, MSc, jklug@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: estatégias, aprendizagem, trabalho

O curso de Direito da Univille possui aproximadamente 1000 alunos os quais buscam na formação a qualificação para o mercado de trabalho e a realização de um sonho pessoal e familiar. Entretanto muitos alunos chegam à universidade na expectativa de possuir bolsa de estudo pois nem todos possuem condições sócio-econômicas favoráveis. Muitos não tem condições de manter-se financeiramente na universidade. Além da angústia do problema econômico os alunos encontram muitas dificuldades na área da pesquisa, na redação acadêmica, além de problemas de saúde física e mental. Todos estes problemas constituem entraves para o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste projeto foi exatamento o de construir estratégias para auxiliar esses alunos nas suas dificuldades de aprendizagem e no encaminhamento para o mercado de trabalho. A metodologia utilizada compreendeu na aplicação de um questionário onde foi efetuado um diagnósticos das necessidades dos alunos. Após a aplicação do questionário os dados foram tabulados, analisados e iniciou-se o processo de auxílio aos alunos. A partir desse momento os acadêmicos contaram com um espaço onde poderiam conversar sobre suas dificuldades e suas necessidades de trabalho. No processo de orientação foram esclarecidas as possibilidades que a própria UNIVILLE oferece no Escritório de Empregabilidade, nos editais de estágio, editais de monitoria entre outras possibilidades. Com relação às dificuldades de aprendizagem foi disponibilizado horas para orientação metodológica e textual (coerência e coesão). Com relação às dificuldades de saúde e afetivas, os alunos foram atendidos e receberam orientação específia. Durante este período observou-se alunos com sérios problemas pessoais e familiares, alunos com dependência de medicamentos, alunos com depressão e uma grande ansiedade com relação ao curso em si, quando se deparavam com um curso denso e com uma carga horária significativa. O projeto atingiu seu principal objetivo que foi o de possibilitar um espaço de construção de cidadania onde o aluno pode encontrar o apoia ás suas dificuldades.

Desenvolvendo compeências para garantir a empregabilidade

  • Giucelia Lourdes Spitzner, MSc, giucelia@univille.br
  • Maria da Graça Albino de Oliveira, Dr(a), magalbi@netuno.com.br

Palavras-chave: competências, mercado de trabalho, empregabilidade

O objetivo da pesquisa consiste em fazer uma investigação sobre o papel da educação contínua para e no trabalho, a partir dos ensinamentos que emanam do Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional para a Educação do século XXI, conhecido como Relatório DELORS. Traz, também, no bojo de seu embasamento teórico, os princípios defendidos por Fraga (2009), em sua busca por uma gestão pela formação humana, levando em conta princípios como a inexorabilidade da aprendizagem humana e valores como autenticidade e reconhecimento do outro, pessoa ou organização. Acreditamos que só o aprendizado contínuo e o adequado gerenciamento de relações garantirão a empregabilidade. O projeto pretende contribuir, principalmente com os alunos da Univille - campus São Bento, procurando desenvolver-lhes as competências necessárias para o mercado de trabalho. Dessa forma, o projeto, no ano de 2009, desenvolveu-se em forma de pesquisa de campo, utilizando questionários estruturados, buscando identificar as competências exigidas pelo mercado de trabalho atual. Foram entrevistados 20 gerentes de RH das maiores empresas sãobentenses. Nosso principal objetivo foi diagnosticar as competências pessoais e profissionais demandadas pelo atual mercado de trabalho, a fim de sugerir alternativas e possibilidades para o Curso de Administração do campus São Bento do Sul, a fim de contemplar, com maior ênfase e assertividade, atividades, conteúdos e metodologias que favoreçam em seus acadêmicos o desenvolvimento e fortalecimento das competências evidenciadas por meio da pesquisa, no intuito de promover uma formação que possibilite um alto grau de empregabilidade.

Apoio / Parcerias: Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul

DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE PESSOAS – COACHING E MENTORING

  • Édina Elisangela Zellmer Fietz Treml, MSc, edina.elisangela@univille.br
  • Sueli Maria Weiss Rank, MSc, suelirank@brturbo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Coaching, Mentoring, Desenvolvimento Integrado de Pessoas

Devido ao crescente aumento da pobreza, e de dificuldades sociais cada vez mais eminentes e inserção precária ou não inserção no mercado de trabalho formal de grande parte da população faz-se necessário promover ações para reversão desse quadro. Nesse sentido, a UNIVILLE tem como missão: "promover a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento sustentável, atuando em ensino, pesquisa e extensão". Dessa forma, a realização desse projeto de ensino justifica-se pela promoção da sustentabilidade dos acadêmicos do curso de Administração de Empresas do campus São Bento do Sul, pois tem como objetivo auxiliar a garantia da sua empregabilidade, o que se reverte positivamente para sua estrutura familiar, na sua atuação profissional, e para a sociedade como um todo. Para alcançar essa sustentabilidade é necessário, primeiramente, trabalhar o indivíduo de forma integral. O desenvolvimento integrado de pessoas busca esse aprimoramento pessoal, trabalhando o ser como um todo, tanto na esfera pessoal como profissional, visando prepará-lo para enfrentar as demandas do mundo atual e integrá-lo ao mercado de trabalho. A metodologia utilizada no atendimento aos acadêmicos foi realizada com base no sistema ISOR. O sistema consiste em atendimentos individuais os seguintes temas: visão de mundo, relacional e atitudinal, clima e centramento, gestão de mudanças, evolução e tempo atual, estrutura mental, processo decisório, ampliação de mentalidade, administração de conflitos, sinergia grupal. Os temas propostos pela metodologia vêm ao encontro dos objetivos do curso de administração, buscando contribuir consideravelmente à formação do perfil dos acadêmicos, no que tange formar cidadãos-profissionais com visão global e ética, empreendedores, flexíveis, dinâmicos, com capacidade de adaptação e que tenham segurança para enfrentar desafios e sejam capazes de aprender e criar; que saibam usar recursos correlacionando-os com a visão de negócio, do mercado e com a satisfação dos clientes; que saibam trabalhar em equipe, assumindo papel de facilitadores; com capacidade para ajustar-se aos avanços científicos e tecnológicos. Os resultados coletados por meio da avaliação dos acadêmicos demonstram que, em relação ao nível de utilização dos temas trabalhados no coaching na sua vida pessoal, a maioria (57%) respondeu que foi de 90%. Na vida profissional, a aplicabilidade segundo a maioria dos acadêmicos (44%) foi de 90%. Em relação às percepções ou mudanças que se operaram na sua vida os acadêmicos afirmaram amadurecimento pessoal e profissional, aumento da autoconfiança, diminuição da ansiedade, melhora na administração de conflitos e na receptividade a novos desafios e a mudanças.

ESTÍMULO À EXPRESSÃO EM REPENTINAS E ATELIÊS DE CRIAÇÃO.

  • Alena Rizi Marmo, MSc, lemarmo@gmail.com
  • Rita Inês Petrykowski Peixe, MSc, ritapeixe@hotmail.com
  • Fernanda Pozza da Costa, E, fepozza@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Criatividade, ateliê, repentina

O projeto, vinculado ao FAEG e desenvolvido em 2009, teve por objetivo estimular o desenvolvimento do potencial expressivo do acadêmico e propiciar processos inclusivos a partir de atividades em repentinas e ateliês de criação. Por meio dos ateliês de criação, educandos de Design e Psicologia, desenvolveram atividades pelas quais puderam se expressar de maneira criativa a partir do exercício da percepção, o que se deu através da visualização, análise e interpretação dos elementos da cultura visual. Já com as repentinas, abertas a todos os estudantes da Univille, os participantes foram desafiados a encontrar soluções criativas para resolver situações problema. Embora as metas (em termos de número de alunos atendidos e realização das propostas conforme planejamento prévio) não tenham sido atingidas na totalidade, dentro daquilo que se tinha proposto em termos de operacionalização, os resultados para as participações ficaram acima da expectativa. Todos os alunos que se fizeram presentes, em ambas as atividades, perceberam como importante seu desempenho e também depuseram favoravelmente à execução de atividades desta natureza (que carecem sobremaneira nos cursos regulares de graduação). Colocaram que os conteúdos trabalhados enriqueceram seu repertório e certamente irão contribuir para melhor desempenho nas atividades acadêmicas e profissionais. Ainda, as participações serviram como proposta integradora e de maior convivência, conhecimento e troca de experiências, tanto entre os alunos do curso de Design, oriundos dos mais diversos níveis como intercursos Design e Psicologia. A partir da realização deste projeto pode-se perceber a importância do desenvolvimento de atividades desta natureza, uma vez que propiciam ao acadêmico, além da integração com estudantes de outros cursos, uma nova maneira de ver e perceber a cultura visual ampliando assim, seu campo referencial e repertório cultural, contribuindo para o desenvolvimento de um profissional e cidadão mais criativo e sensível.

Estratégias de ensino aprendizagem e o desenvolvimento das competências interpessoais necessárias ao administrador

  • Roseli Terezinha Cunhago Bravo, MSc, roseli.bravo@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Ensino Administração, Estrategias Ensino-aprendizagem , Competências Interpessoais

Este trabalho é uma síntese da Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Administração, sob a orientação da Prof. Dra. Karina de Déa Roglio, concluída em julho de 2009. Frente ao atual cenário globalizado, em permanente transformação e avanço, há urgência de que as pessoas e organizações desenvolvam e ampliem suas competências. Desenvolver as competências que capacitem o profissional para assumir os desafios do mercado atual é uma das responsabilidades das IES Instituição de Ensino Superior. Este estudo objetivou pesquisar em uma IES particular do norte de Santa Catarina, quais estratégias de ensino-aprendizagem favorecem o desenvolvimento das competências interpessoais necessárias ao administrador, conforme orientações do MEC e na perspectiva dos docentes e discentes do 4º ano do Curso de Graduação em Administração. Além dos referenciais teóricos se buscou subsídios para o estudo na pesquisa documental, analisando o Projeto Político Pedagógico e o Programa Anual de Ensino da IES pesquisa. Quanto à delimitação, a pesquisa teve um caráter descritivo, com uma amostragem intencional, realizando-se focus group com os docentes e aplicando questionário aos discentes. O questionário foi composto de perguntas fechadas, com escala nominal não-comparativa itemizada, do tipo Escala de Likert. Para a análise exploratória da amostra pesquisada foi utilizada Análise Estatística Descritiva Média e Desvio Padrão. Os resultados da pesquisa revelaram as estratégias de ensino-aprendizagem que mais favorecem o desenvolvimento das competências interpessoais do administrador: jogos de empresa, debate e discussão e trabalho em equipe. Essas estratégias apresentam como características similares: são vivenciais, práticas e propiciam uma interação e participação grupal. Sendo que o desenvolvimento das competências interpessoais é imprescindível na formação e atuação do administrador, pretende-se como docente desta IES, divulgar esses resultados via artigo, reuniões de departamento ou cursos de capacitação. O intuito é informar e incentivar a utilização mais freqüente das referidas estratégias de ensino-aprendizagem, tendo como meta, além da assimilação e aprendizagem do conteúdo pelo discente, o desenvolvimento das competências interpessoais, indispensáveis à vida pessoal e profissional.

IMPLANTAÇÃO DE INCUBADORA DE EMPRESAS PELO PROGRAMA ESTRUTURANTE DE EMPREENDEDORISMO DA UNIVILLE

  • Vanessa de Oliveira Collere, MSc, vanessa.collere@univille.br
  • Marcelo Leandro de Borba, MSc, marcelo.leandro@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Empreendedorismo, Habitat de Inovação, Incubadoras de empresas

O Programa Estruturante de Empreendedorismo da Univille - PEE tem por objetivo "Contribuir para a formação de ambiente promotor da cultura empreendedora e para o surgimento de empreendimentos sustentáveis, por meio da estruturação de ações que integrem as competências e potenciais existentes na Univille". O PEE está organizado em quatro linhas estratégicas que abrangem desde o estímulo à cultura empreendedora, através de cursos de formação e capacitação até o desenvolvimento de ferramentas e ações que dêem suporte ao desenvolvimento de novos empreendimentos. Dentro desta perspectiva, um dos objetivos específicos do PEE é o planejamento e implantação de habitats de inovação. A ANPROTECi define habitat de inovação como "Espaço relacional em que a aprendizagem coletiva ocorre mediante a transferência de know how, imitação de práticas gerenciais de sucesso comprovado e implementação de inovações tecnológicas no processo de produção. Nesse ambiente é intenso o intercâmbio entre os diversos agentes de inovação: empresas, instituições de pesquisa e agências governamentais". Alguns exemplos de habitats de inovação são incubadoras de empresas, parques tecnológicos, arranjos produtivos locais, hotéis de idéias/projetos, clusters industriais e empresariais. Em 2009 o PEE desenvolveu o projeto para implantação do Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região. O projeto definiu uma incubadora de empresas como um elemento importante na estrutura do Parque. Tanto as incubadoras de empresas quanto os parques tecnológicos são relevantes mecanismos na geração, desenvolvimento e consolidação de empreendimentos, que contribuem para a comunidade na forma de geração de empresas sustentáveis, emprego, renda, geração de tributos, estímulo à inovação empresarial. Com base nesta visão, a incubadora está sendo implantada, como primeiro elemento do Parque, a partir da captação externa de recursos obtida no final de 2009. A incubadora caracteriza-se como de base tecnológica, multisetorial, sendo as áreas de atuação coincidentes com as vocações delineadas para o Parque de Inovação. Atenderá as fases de pré-incubação e incubação, prevendo, inicialmente, espaço para abrigar dez empreendimentos simultaneamente. O PEE está agora desenvolvendo os procedimentos de funcionamento para a seleção, acompanhamento e graduação dos empreendimentos. A efetivação da implantação da incubadora caracteriza um resultado estratégico importante das atividades do Programa, que abrangeram desde o planejamento até a captação dos recursos para a implantação e contemplarão ainda as ações de estruturação do seu funcionamento. Ao mesmo tempo, a incubadora tem potencial "realimentador" para o Programa, sua própria natureza poderá contribuir para a continuidade e aprofundamento de várias ações planejadas nas linhas estratégicas do PEE.

Melhoria na qualidade do atendimento no comércio de São Bento do Sul

  • Sueli Maria Weiss Rank, MSc, suelirank@brturbo.com.br
  • ÉDINA ELISANGELA ZELLMER FIETZ TREML, MSc, edina.elisangela@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Atendimento, Qualidade, Comércio

O atual cenário para o Planalto Norte Catarinense é muito desafiador, pois uma economia muito direcionada ao mercado externo gerou grandes perdas para a região devido à crise econômica mundial por isso, é necessário buscar alternativas complementares para movimentar a economia. O comércio de São Bento do Sul pode contribuir sobremaneira com o desenvolvimento da região porque é importante fonte geradora de empregos e renda e os seus negócios tendem ao crescimento, pois atende a população do município e de municípios vizinhos, que não possuem um comércio tão desenvolvido, além de apresentar um potencial turístico a ser alavancado. No entanto, práticas inovadoras precisam ser utilizadas constantemente a fim de obter condições para competir, inclusive com grandes redes varejistas, superando as expectativas dos clientes. Esse projeto de extensão já vem sendo realizado por três anos e o que podemos constatar pelos dados já coletados por meio de entrevistas com 1086 proprietários, 708 funcionários e 300 consumidores é que existem problemas relacionados ao atendimento sim, que a satisfação nos consumidores não é tão boa quando os funcionários e proprietários consideram, mas que de um modo geral o atendimento é bom. Até o presente momento não se tinha nenhuma idéia de como o atendimento na cidade era avaliado. O projeto permitiu um estudo mais profundo da questão e trouxe várias propostas de melhoria para o comércio em São Bento do Sul, pois teve como objetivo atualizar o perfil do comércio da cidade, monitorar o nível da qualidade do atendimento e promover ações de melhoria contínua desse atendimento, aumentando assim as vendas e a satisfação dos clientes e comerciantes. O projeto beneficia a comunidade de São Bento do Sul como um todo, pois, a qualidade do atendimento atinge toda população, além dos turistas e visitantes. A melhora na situação econômica da cidade também é essencial, pois reverte em empregos e arrecadação de impostos. Os proprietários de estabelecimentos comerciais são beneficiados pois aumentam os negócios e os lucros. Os funcionários, por sua vez, estarão mais capacitados e aptos a exercer sua função melhorando a sua empregabilidade. Outro beneficio do projeto e trazer conhecimento sobre o setor, servindo para orientar ações futuras de entidades como o CDL e Sindicato, que almejam trazer benefícios compatíveis com as necessidades do setor.

Apoio / Parcerias: CDL e Sindicato do Comércio Varejista

Mobilizando competências dos alunos vinculados aos programas de educação de Jovens e adultos do município de São Bento do Sul

  • Liandra Pereira, MSc, liandra.pereira@univille.br
  • Sueli Maria Weiis Rank, MSc, suelirank@brturbo.com.br
  • Lisandro José Fendrich, E, ljfendrich@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: exclusão social, perfil laboral, desenvolvimento de competências

Constata-se na atualidade as novas configurações do cenário produtivo e laboral, fomentadas pelo intenso progresso e desenvolvimento econômico. Infelizmente os benefícios do progresso não contemplam às pessoas de forma equânime, produzindo também desigualdade social. O mercado de trabalho repleto de constantes inovações e novas tecnologias solicita um nível de qualificação cada vez maior. Trabalhadores que anteriormente desempenhavam atividades operacionais, mecânicas e repetitivas, estão fadados a disputar vagas de trabalho com remuneração reduzida, ao desemprego ou ao subemprego, e os trabalhadores com limitada formação escolar têm a sua inserção no mercado de trabalho dificultada. Para manter-se empregado é necessário um perfil profissional que abranja flexibilidade, multifuncionalidade, atitudes pró-ativas, capacidade gestora, facilidade para resolver problemas e outras competências. A fim de buscar desenvolver este perfil, o presente projeto de extensão, financiado pela UNIVILLE, ofereceu um programa de atividades visando à construção e o aperfeiçoamento de conhecimentos, habilidades e atitudes laborais dos alunos vinculados aos programas de educação de jovens e adultos em nível fundamental e médio, buscando instrumentalizá-los para inserção no mercado de trabalho de forma mais competitiva, além de ofertar referenciais aos órgãos responsáveis com vistas a potencializar a integração laboral e social destes alunos.

Para a efetivação do objetivo geral realizou-se reunião para apresentação de proposta de trabalho com as entidades parceiras, elaborou-se instrumento de pesquisa para diagnosticar o perfil laboral dos alunos em questão; ministrou-se um programa de potencialização e/ou construção de conhecimentos, habilidades e atitudes através de treinamentos e cursos de curta duração junto ao público-alvo.

Foram pesquisados 375 alunos do público-alvo, no propósito de mapear o perfil do mesmo. Foi oferecidos workshops de Marketing Pessoal e de Informática Básica a fim de suprir algumas das carências identificadas. Aproximadamente 300 alunos participaram desses workshops durante o ano de 2009. O feedback recebido confirmou o aproveitamento e os desdobramentos favoráveis ao público alvo, enfatizando as aprendizagens promovidas, com manifestações por parte dos alunos de apoio à iniciativa e reivindicando a continuidade das atividades desenvolvidas. No entanto, o trabalho apenas foi iniciado, o resultado efetivo só poderá ser mensurado a longo prazo. Mas, para que isso se concretize, as ações carecem ter continuidade, pois são várias as competências a serem trabalhadas, visto que várias foram as fragilidades detectadas que precisam ser trabalhadas a fim de diminuir a exclusão e favorecer a empregabilidade dos alunos vinculados ao ensino para jovens e adultos no município de São Bento do Sul.

Nivelameto de matematica

  • Ofelia Gomes Machado, Dr(a), ofelia.gomes@univille.et

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: matemática, nivelameto, acompahamento

O Departamento de Administração motiva seus professores a participarem do programa instituído pela Pró-Reitoria de Ensino, FAEG, fundo de apoio ao estudante de graduação. Como Professora da disciplina Matemática no Departamento de Administração da Univille e com o objetivo de melhorar o nível dos alunos nesta disciplina e nivelar em um patamar mais alto os conhecimentos em matemática, principalmente dos alunos ingressantes, nos engajamos no projeto FAEG. Com os novos recursos de apoio ao estudante torna-se possível buscar um nivelamento no estudo da disciplina Matemática onde os alunos do 1° ano do curso de Administração de Empresas, Marketing e Logística, poderão ter a oportunidade de serem orientados pelo professor titular da disciplina, adquirir uma competência maior para a sua inclusão no mercado de trabalho, conforme dispões a lei Orgânica de Assistência Social – LOAS. A disciplina de Matemática se apresenta nos 1° anos do curso de Administração, com mais de 128 horas anuais, constituindo uma das disciplinas de “peso” neste curso. Precisam do domínio dos conteúdos de matemática outras disciplinas que se inter-relacionam como: Estatística, Contabilidade, Teoria Econômica, Pesquisa Operacional, Administração da Produção, etc. É sabido também que o domínio da linguagem matemática e o domínio das operações básicas geram um diferencial para o aluno acompanhar o desenvolvimento do curso e conseqüentemente para preparar o profissional para o mercado de trabalho. A metodologia usada foi a de aulas expositivas e dialogadas. O departamento de Administração autorizou estudantes de outros cursos a freqüentarem as aulas de nivelamento em matemática desde que, o curso não esteja oferecendo, como por exemplo, no ano de 2009 alunos ingressantes dos cursos de Comércio Exterior, Sistemas de Informação e Engenharia de Produção, participaram das aulas do curso de Nivelamento de Matemática. Número de estudantes atendidos: 120 alunos, 60 alunos de março/julho, 60 alunos de agosto/dezembro, divididos em duas turmas: 1 turma com três aulas semanais no período matutino em dias alternados; 1 turma com duas aulas semanais no período noturno em dias alternados. O departamento fornece declaração de horas aulas assistidas aos estudantes que participarem das aulas do FAEG. Os estudantes atendidos pelo projeto FAEG – Nivelamento da Disciplina Matemática foram beneficiados da seguinte maneira: aumento da compreensão da linguagem matemática; desenvolvimento do raciocínio matemático aplicado a situações concretas; aquisição de um conhecimento que lhe deu confiança e segurança; o aluno teve oportunidade de expor sua dificuldades para que o professor pudesse intervir onde o conhecimento faltou.

O perfil ambiental das empresas do setor metal-mecânico em Joinville

  • Enori Carelli, Dr(a), carelli@netvision.com.br
  • Andreia Talita dos Santos, Graduando, andreia.thalita@gmail.com
  • Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.neis@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Meio Ambiente, Industria, Metal-mecânica

O setor metal mecânico é um dos maiores setores industriais instalados na cidade de Joinville/SC e engloba todas as indústrias de transformação de metais. Por este motivo esta pesquisa tem o objetivo de analisar o perfil ambiental das empresas deste setor, com o objetivo de avaliar quais problemas estas indústrias provocam no meio ambiente, quais medidas de proteção ambiental estão sendo aplicados para amenizar ou solucionar os impactos causados, bem como verificar suas dificuldades e razões em implantar programas de gestão ambiental. Dados da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento mostram que as indústrias que mais poluem são do ramo: químico, papel e celulose, ferro e aço, metais não ferrosos, geração de eletricidade, automóveis e produtos alimentícios. Estão neste rol das mais poluentes as indústrias do ramo metal-mecânico e um estudo de Macedo e Campos (2006) sobre as empresas mostra que essas indústrias em Joinville possuem condições de acompanhar as tendências tecnológicas e competitivas do mercado que abrange o complexo metal-mecânico, superando os índices nacionais. A metodologia para realizar esta investigação é de natureza quantitativa e, como procedimentos de coleta de dados de campo a pesquisa é do tipo levantamento. Um questionário foi o instrumento de coleta dos dados. O estudo abrangeu 158 indústrias do ramo metal-mecânico, da cidade de Joinville-SC, este universo teve como fonte o cadastro da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC. Assim, esta pesquisa possibilita inferir que o principal procedimento ambiental existente, nas indústrias pesquisadas, é a disposição adequada de resíduos sólidos da atividade industrial e a reciclagem ou aproveitamento de sucatas, resíduos ou refugos. Os dados mostram, também, que a maioria das indústrias pesquisadas não possui nenhum tipo de programa de gestão ambiental e muitas delas desconhecem o que pode ser realizado além do simples cumprimento da lei. Dessa forma, constata-se que é necessário ainda um longo trabalho educativo e de sensibilização com os gestores das indústrias do ramo metal-mecânico sobre o compromisso gerencial com a questão ambiental, caso isso não ocorra as iniciativas neste âmbito serão provisórias e contingentes. A pesquisa realizada evidencia que as pequenas e médias empresas são as mais carentes em conhecimentos sobre o que elas podem realizar em termos de proteção ambiental voltado ao benefício das pessoas, da comunidade e da reputação da empresa, na área ambiental.

O UNIVERSITÁRIO CONSTRUINDO O SEU PROJETO DE VIDA

  • Mário Nenevê, MSc, mneneve@uol.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Integração, Atitudes, Projeto de vida

Embasado no Programa FAEG – Fundo de Apoio ao Estudante de Graduação, o projeto em questão visou, sobretudo, dar uma resposta aos acadêmicos do curso de Graduação da Univille, Campus de São Bento do Sul, aos seus anseios com relação a um horizonte no que tange à sua carreira profissional, focado na preparação complementar do Universitário para o Mercado de Trabalho.Como pressuposto, a discussão em grupo, em forma de seminários, propicia aos participantes, além do conhecimento de experiências práticas compartilhadas do sucesso e dos desafios profissionais , a conseqüente melhora da autoestima, mediante a sua interação grupal positiva. Como fundamentos preponderantes inseridos nos participantes do programa: uma maior clareza nos objetivos de vida, o identificar pontos fortes pessoais, um melhor senso crítico, uma maior eficácia da comunicação. O mundo jovem, normalmente vive, em muitos casos, com a carência de sonhos, de metas e objetivos, do conhecimento de si próprio. Esta ação, não só foi relevante para o meio acadêmico, via integração com a comunidade corporativa, como focou o social, a construção de careira de um jovem no meio em que se encontra. O custeio foi através do Programa FAEG e se constituiu em pagamento de 06 horas semanais do Professor Coordenador. Os convidados para os debates não foram remunerados. A metodologia utilizada foi a realização de reuniões semanais, aos sábados, em formato de seminários. Além de atitudes, os temas abordados foram, empreendedorismo, gestão de pessoas, marketing, conduzidas pelo professor coordenador, com a presença de profissionais da comunidade corporativa da cidade e especialistas em comportamento humano. As pessoas convidadas, conduzidas pelo coordenador, expunham a sua vivência para o sucesso e como contornaram dificuldades, e os participantes eram provocados e incentivados, como sujeitos ativos, a interagir nas discussões, a fim de obterem respostas aos seus anseios e dúvidas, compartilhassem experiências e obtivessem conhecimento das oportunidades e desafios na vida. Participaram do projeto 22 acadêmicos. Os resultados foram muito positivos, conforme depoimentos escritos de alguns participantes, como: “O motivo pelo qual nos reunimos realmente nos leva a nos tornarmos mais livres, mais comunicativos e pensantes sobre o que nos rodeia”. “Os temas abordados, são condizentes com o objetivo, pois nos instigam a pensar, refletir e concordar ou não. Desta reflexão retiramos dúvidas e até mesmo discordâncias as quais conseguimos colocar.” Existe demanda para a continuidade. Neste ano de 2.010 terá continuidade na Univille, através do mesmo programa FAEG.

Políticas e Práticas de Responsabilidade Social Corporativa no município de São Bento do Sul e região.

  • Liandra Pereira, MSc, liandra.pereira@univille.br
  • Lisandro José Fendrich, E, ljfendrich@gmail.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: responsabilidade social corporativa, políticas e práticas, valor reputacional

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é um processo que resulta de uma intrincada dinâmica de interação entre os interesses econômicos e sociais dos diversos agentes da sociedade. As empresas que fazem adesão a políticas e práticas de RSC são adeptas de uma visão sistêmica da atuação empresarial, fazendo conexões entre as conseqüências internas e externas de suas ações, compreendendo que afetam a vida das pessoas, da comunidade e do ambiente e são por eles influenciadas, determinando portanto, sua sustentabilidade. O presente projeto de pesquisa desenvolvido no decorrer de 2009, foi financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa da UNIVILLE e teve por objetivo mapear as principais atividades realizadas, os princípios e diretrizes em que pautam-se e analisar as principais práticas e políticas de RSC adotadas por empresas de médio porte do município de São Bento do Sul e dos municípios do entorno (Rio Negrinho, Campo Alegre e Piên-PR), incluindo os ramos têxtil, pisos e revestimentos, moveleiro, cerâmica de mesa e metalurgia. Para tanto foi empreendida pesquisa de cunho qualitativo efetivada por meio do estudo de casos múltiplos utilizando surveys e formulários para entrevistas aplicadas aos gestores representantes dos diferentes ramos supracitados. Os resultados obtidos situam as ações empreendidas pelas empresas num processo de transição, sendo que as interfaces da atuação social existem e estão se consolidando como práticas contínuas. O planejamento e a intencionalidade em alguns casos estão alinhados aos objetivos estratégicos da empresa gerando integração de ações e ganhos para a organização e para a sociedade. Constata-se que há poucas diferenças entre as empresas de grande e médio porte, mas nas grandes empresas já existe maior preocupação com gerenciamento e consolidação das práticas adotadas. Ainda através de um levantamento por amostragem buscou-se no decorrer da pesquisa identificar junto a associações de moradores cadastradas na Prefeitura Municipal de São Bento do Sul e região, o impacto social e valor reputacional que as empresas pesquisadas detêm, expressando a avaliação da população em relação às atitudes institucionais, à imagem e à credibilidade da empresa na comunidade local, o que reverte-se em vantagem estratégica para as empresas envolvidas. O caminho a ser trilhado ainda é longo, mas as possibilidades estão abertas às empresas predispostas a atuar de maneira mais justa, correta e viável considerando as dimensões social, econômica e ambiental.

Sentença judicial ou poesia?

  • Nielson RIbeiro Modro, MSc, nielson@modro.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: sentença, processo, poesia

Uma sentença judicial é composta basicamente por um pequeno relatório, a fundamentação e o dispositivo, ou em outras palavras uma breve narração do caso resumindo todos os fatos e envolvidos, a argumentação baseada em fundamentos legais utilizados para julgá-lo e a decisão proferida pelo juiz acatando ou não, no todo ou em parte, o pedido do autor. Normalmente trata-se de um texto prosaico com uma linguagem formal, assim como exige o rito processual. Porém, entende o Supremo Tribunal Federal que há a possibilidade de, apresentando os requisitos básicos, a sentença poder ser aplicada utilizando outra forma, como por exemplo um texto poemático, formado por versos. Não se trata de prática usual e são poucos os exemplos no mundo jurídico, porém foi o que ocorreu num caso em São Miguel do Oeste, interior de Santa Catarina. Adão Prestes teve dois porcos, “Cada um dos animais Pesava 25 quilos totais Peso bruto como afirma A peça inicial confirma”, mortos presumidamente pelo cão de um vizinho, Gilmar Henzel, também criador de suínos, e exigia deste uma indenização. Pelo inusitado do fato, que poderia ter sido resolvido de modo particular, extra-judicialmente, o juiz Rubens Sérgio Salfer resolveu por bem, numa madrugada inspirada, sentenciar utilizando versos e rimas numa referência à literatura de cordel, comum no Nordeste do Brasil. Ainda que o juiz tenha reconhecido o pedido do autor “Por ver mortos dois suínos Por afiados dentes caninos", julgou improcedente a ação indenizatória, por falta de provas: “Princípio não observado Pelo reclamante desorientado Provas que não fez Quando chegou a sua vez”. Por não ser usual a sentença acabou chamando a atenção, mas dificilmente haverá muitas outras idênticas já que se trata de um trabalho que, conforme o próprio juiz, acaba sendo improdutivo pelo tempo que consome. Porém, para análise tanto em relação à língua portuguesa quanto à linguagem jurídica trata-se de um excelente, e curioso, material de estudo. Quando utilizado em sala de aula, como exemplo inusitado de um texto jurídico que formalmente foge às formas tradicionais, via de regra causa espanto aos alunos, que num momento inicial julgam impossível, ou mesmo como se brincadeira fosse, a possibilidade de um poema ser utilizado como fundamentação de uma sentença. O resultado é sempre de espanto por parte dos alunos, porém trata-se de um dispositivo que obedece, enquanto conteúdo, o necessário para uma sentença, e ainda que sua forma seja inusitada é totalmente válido.

Ténicas de gravura em embalagens

  • Nielson Ribeiro Modro , MSc, nielson@modro.com.br
  • Roy Ristow Wippel Schulenburg, G, roy@mundodalua.art.br
  • Marli Teresinha Everling, MSc, meverling@gmail.com
  • Thomaz Rezende Gonçalves, Graduando, thomazgoncalves@hotmail.com
  • Nilton Santo Tirotti , MSc, tirotti@brturbo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: gravura, embalagem, design

A presente pesquisa insere-se no projeto DEGRA - uma investigação acerca da gravura e sua contribuição ao ensino no curso de design, desenvolvida nos anos de 2007 e 2009. No recorte realizado, utiliza como base os princípios e as definições da gravura e do design tendo como superfície de aplicação as embalagens em suas diferentes apresentações na indústria, e possui como objetivo principal o levantamento das possibilidades e a viabilidade de aplicação dos processos técnicos de gravura em diferentes possibilidades de embalagens. Constatou-se que entre as técnicas de gravura e os processos de produção das embalagens existe um “catalisador”, o designer gráfico, que além de fazer o papel artístico de criar a gravura, aqui compreendendo o conceito de gravura enquanto imagem, também é quem fica responsável pela diagramação da mesma. Historicamente, enquanto arte, a gravura tem no profissional gravador o detentor das técnicas, porém ao serem analisadas as gravuras empregadas em embalagens encontra-se na figura do designer gráfico não apenas o portador dos conhecimentos técnicos de criação e de aplicação das gravuras, mas ainda aquele responsável pelo diferencial artístico deste trabalho. Atualmente na indústria de embalagens grande parte dos impressos é feito pelo processo offset, mas nem por isso é tido como melhor opção. Como o processo de impressão é determinado pelo designer é ele quem analisa as necessidades e oportunidades do projeto da embalagem, e assim opta por uma ou outra determinada técnica de impressão, sempre de acordo com os objetivos pré-determinados no projeto. Avalia não apenas o impacto visual que a embalagem deve ter mas ainda os materiais e as possibilidades mais adequados de impressão a cada caso. Observou-se ainda que o principal fator determinante para a escolha da técnica de impressão é o custo/benefício, uma vez que o setor de embalagem está diretamente ligado ao preço final do produto. Seria equivocado afirmar que determinada técnica é mais viável para ser empregada na embalagem sem um estudo aprofundado dos objetivos do projeto. Importante reforçar ainda que o design não é apenas uma ferramenta capaz de agregar valor aos produtos, através da estética, e serviços, mas visa a melhoria dos resultados na relação entre benefícios agregados e custos de produção em diversos setores e produtos de forma sistemática e eficiente, incluindo a redução de custos numa decisão projetual simples, porém não menos importante, como a escolha da técnica de impressão.