6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

O ESPAÇO DA ESCOLA COMO CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E DE IDENTIDADES

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: identidade, espaço escolar, escola rural e urbana

O projeto de pesquisa O espaço da escola como construção do desenvolvimento humano e de identidadescompõe oPrograma de Pesquisa em Educação da Univille, com a duração de três anos. A referida pesquisa insere-se na linha “Sociedade, Cultura e Desenvolvimento Humano”. O objetivo da pesquisa éinvestigar os espaços de duas instituições de Ensino Básico, a fim de compreender quais as influências desses espaços na qualidade das interações e construção de identidades de seus protagonistas. A investigação iniciada em 2009, fundamenta-se na pesquisa qualitativa, por permitir um itinerário construtivo e ao mesmo tempo participativo, incluindo sujeitos no mesmo campo de ação e reflexão. Parte-se do pressuposto de que todo e qualquer indivíduo está inserido em um grupo social e cultural, desenvolvendo sua visão de mundo e estruturando suas experiências. Para coleta de dados e posterior análise têm sido utilizada a entrevista semi-estruturada junto aos protagonistas dos estabelecimentos de ensino fundamental, da rede municipal, sendo um na região urbana e outro na região rural da cidade de Joinville. De cada instituição estão sendo entrevistados 2 professores, um gestor e 10 estudantes a respeito do reconhecimento que fazem dos espaços físicos e sociais do ambiente escolar e seu entorno. Salienta-se que os espaços têm sido também registrados através de fotografias das áreas de convívio e a constituição dos espaços tanto internos, tais como salas de aula, corredores, sala de direção, biblioteca, cantina, quadras cobertas, refeitório, como os externos envolvendo quadra de esporte, pátio, hortas, arborização, entorno e outros. A pesquisa encontra-se em fase de finalização das entrevistas para posterior tabulação e análise dos resultados, previsto para 2010. Na seqüência será feita também uma análise documental que visa buscar, especialmente nos Projetos Pedagógicos das escolas e nos Planejamentos de Ensino e Aprendizagem, o que é formalmente atribuído a cada um dos sujeitos no âmbito do espaço escolar. A partir das questões aqui abordadas, compreendemos ser importante a investigação das reais influências dos espaços escolares rurais e urbanos, enquanto ambientes educacionais no grau de interação e formação humana e na construção de identidades. Como a pesquisa ainda se encontra em processo de análise, ainda não temos considerações reais sobre a hipótese da importância dos espaços nas relações de produção de sentido e de conhecimentos.

Apoio / Parcerias: Fundo de Apoio a Pesquisa - FAP

ISSN: 1808-1665