15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

A leitura literária no espaço escolar

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Escola, Leitura, Literatura

É sabido que o ato de ler está diretamente relacionado ao desenvolvimento da consciência do ser humano como cidadão participante de uma sociedade, e que o influencia na maneira de pensar e agir. Ao adotar a leitura como atividade de prática constante em sua vida, o ser humano passa a melhor conhecer-se e a compreender-se, assim como a compreender o mundo e o que realmente significa esse ato de ler. A leitura do texto literário justifica sua importância no contexto escolar por proporcionar ao sujeito-leitor esse desenvolvimento crítico referenciado acima. Ana Maria Machado (2007, pp. 62-63) destaca a importância que a literatura adquire na formação humana e social de qualquer pessoa ao afirmar que “As obras literárias nos convidam a um exercício de liberdade de interpretação e de respeito pelas diferenças. Colocam diante de nós o desafio de enveredar por um discurso que oferece diversos planos de leitura, numa linguagem rica em potencialidades inesperadas, cheia de ambigüidades. Como a vida”. A presente pesquisa apresentou como hipótese o trabalho com Círculos de Leitura para propiciar a reconstrução do olhar do aluno sobre o texto literário devido a sistematização de leituras do gênero. O objetivo geral foi o de despertar a sensibilidade crítica do aluno de Ensino Médio para a multiplicidade de sentidos do texto literário, focando diferentes formas de leitura e posteriormente a produção de um memorial pelos alunos envolvidos no projeto, pois a leitura só faz sentido a partir das experiências de vida, conscientes e inconscientes, atribuindo ao lido marcas da memória, intelectual e emocional. Assim, a presente pesquisa se justificou pela necessidade de ampliar o espaço da leitura do texto literário no contexto escolar, porque as obras literárias, sendo arte, constituem-se como ferramentas para a formação ética e social ao proporcionar ao sujeito-leitor a possibilidade de reavaliar visões de mundo.

Apoio / Parcerias: CNPq

ISSN: 1807-5754